Cell 211 (2009)

Realizado por: Daniel Monzon
País: Espanha

Mais um bom filme de acção, desta feita vindo de Espanha, contando com um argumento consistente, boas interpretações e todos os ingredientes necessários para prender o espectador. Um novo guarda de uma prisão de alta segurança (Juan) realiza uma visita de reconhecimento ao estabelecimento prisional um dia antes de começar a trabalhar, quando é "apanhado" por um motim. Após a fuga atempada de todos os restantes guardas, Juan fica retido no interior da cadeia, tendo de fazer-se passar por prisioneiro para conseguir sobreviver. Melhor filme nos Goya Awards e Fotogramas de Plata.

The Town (2010)

Realizado por: Ben Affleck
País: EUA

Ben Affleck após "Gone Baby Gone" em 2007, mostra pela segunda vez com este "The Town" ser um valor a considerar na realização. Boa história, cheia de intensidade, baseada na reputação da cidade americana Charlestown, onde os criminosos vão deixando a sua marca ao longo de diversas gerações. Com acção e entretenimento garantidos, é com certeza um filme de referência dentro do género.

Alamar (2009)

Realizado por: Pedro Gonzalez-Rubio
País: Mexico

Natan é um miúdo de 5 anos, filho de Jorge - um nativo mexicano de raízes Mayan, e de Roberta - uma italiana. Após algum tempo de felicidade, os pais separam-se devido a divergências no modo de vida que pretendem. Jorge prefere uma vida descomplicada no meio do mato e vivendo da pesca, enquanto Roberta prefere meios urbanos, decidindo voltar para Roma com o filho. Antes disso, Natan fará uma última viagem, em jeito de despedida com o pai que dificilmente irá esquecer.
Apesar do filme não ter grande movimento, conta com personagens reais e é suficientemente honesto na sua abordagem.




Tetro (2009)

Realizado por: Francis Ford Copolla
País: EUA

Um Copolla a fogo lento, apresenta-nos a história de dois irmãos. Escritor frustrado, Tetro vive em Buenos Aires com a namorada Miranda, o mais longe possível da família. Ao receber a visita do seu irmão Benny, empregado num cruzeiro que se encontrava de passagem pela cidade, Tetro vai revelar certa inquietação e proceder com frieza em relação ao irmão, apresentando-o inclusivé como amigo. Um dia, Benny descobre umas páginas do romance inacabado de Tetro e ao lê-lo, compreenderá que a origem da sua frustração está na família.

Everyone Else (2009)

Realizado por: Maren Ade
País: Alemanha

Um casal aproveita umas férias no Mediterrâneo para analisar quão volátil é a sua relação. Tudo piora com a chegada ao local de um outro casal amigo. Filme bastante realista, deita um olhar atento aos pequenos conflitos provenientes da deterioração das relações amorosas. As interpretações dos dois jovens actores são muito naturais, o que reforça o realismo do filme. Recheado de pequenos pormenores e apresentado a um ritmo lento, poderá levar o espectador a alhear-se por momentos.

The Concert (2009)

Realizado por: Radu Mihaileanu
País: França/Russia

Um filme cheio de boa disposição, ideal para ver com a família num Domingo à tarde. Um genial maestro russo, obcecado por Tchaikovsky e colocado na "prateleira" há trinta anos pelo regime de Brejnev, tem nova oportunidade para brilhar em Paris, representando (mesmo que ilegalmente) a famosa orquestra Bolshoi. Para o efeito, vai contratar os seus velhos amigos russos do antigamente e uma famosa violinista francesa, que está de certo modo ligada ao seu passado.
Longe do brilhantismo, mas de entretenimento assegurado.

In The Electric Mist (2009)

Realizado por: Bertrand Tavernier
País: EUA

Thriller do veterano realizador francês Tavernier, qua já soube fazer bem melhor, casos de: "Round Midnight"(1986) e "Coup De Torchon"(1981). Dois homicídios cometidos no Louisiana estão relacionados , um do passado envolvendo um fugitivo negro, e outro no presente, envolvendo uma prostituta. Apesar da personagem principal ser muito bem interpretada por Tommy Lee Jones, o filme nunca chega a cativar. Argumento sem grandes surpresas.

Home (2008)

Realizado por: Ursula Meier
País: Suíça

Uma família vive numa casa isolada, perto de um troço de auto-estrada desactivado há muitos anos. Quando este troço finalmente é aberto, toda a família vai ficar perturbada, tendo de lidar com o barulho dos automóveis que passam, com o perigo de atravessamento (única possibilidade de saída da casa) e com a falta de privacidade no seu pátio. Sofrendo de frequentes insónias e alterados emocionalmente, optam por tapar todas as janelas com blocos, ao ponto de quase sufocar. A actriz Isabelle Huppert, para não variar, tem um magnífico desempenho. Uma agradável surpresa!

Looking For Eric (2009)

Realizado por: Ken Loach
País: Reino Unido

Eric é carteiro de profissão e adepto ferranho do Manchester United. Separado da mulher da sua vida desde o nascimento da sua filha, encontra-se infeliz, apesar de contar com o apoio dos colegas de trabalho. Após ter um acidente de viação, vai receber uma visita inesperada do seu futebolista favorito de todos os tempos e homónimo, Eric Cantona, de quem vai receber umas lições de vida. A partir dessa altura, tentará reconquistar a sua primeira mulher e colocar na linha os dois adolescentes (filhos da segunda mulher, entretanto desaparecida) que com ele vivem .

Terribly Happy (2008)

Realizado por: Henrik Ruben Genz
País: Dinamarca

Um thriller sobre as aventuras de Robert, um polícia transferido de Copenhaga para uma cidade isolada, após um esgotamento nervoso. Ao chegar à cidade, nota que esta está envolta em mistérios e falsidades. Segundo os habitantes locais a cidade pode caracterizar-se como: o local onde as vacas e os problemas rapidamente desaparecem na lama do pântano. Ao sentir-se atraído por Ingerlise, uma mulher que se diz ser vítima de maus tratos por parte do marido, Robert vai ter de lidar com este, considerado como um verdadeiro terror pelos locais. Filme-noir, bem realizado e com uma atmosfera cativante.

Nothing Personal (2009)

Realizado por: Urszula Antoniak
País: Reino Unido/Holanda

Filme minimalista de estreia para a realizadora de origem polaca radicada na Holanda, Urszula Antoniak. Anne deixa a Holanda com rumo à Irlanda, após um relacionamento falhado, a fim de levar uma vida de isolamento. Após uns dias a vaguear, encontra uma casa habitada por Martin, um eremita, que se "escondeu" do mundo após a morte da mulher. Doente e muito mais velho que Anne, Martin propõe oferecer comida por trabalho no campo, desempenhando um papel quase paternal e ganhando-lhe a confiança. Após combinarem que não fariam perguntas sobre o passado, começará a surgir entre ambos uma relação de empatia.

Life During Wartime (2009)

Realizado por: Todd Solondz
País: EUA

Sequela do filme "Happiness", obra-prima de 1998. "Life During Wartime" baseia-se nas mesmas personagens uns anos mais tarde, mas representadas por diferentes actores. Os temas abordados são imensos, desde a pedofilia, a frustração, a culpa, a redenção... A questão central é a capacidade de uma pessoa conseguir perdoar e esquecer, nas suas diferentes combinações, a outra pessoa que lhe tenha causado grandes danos na vida.
Filme pesado, pintado com boas doses de humor negro, mas sem atingir o brilhantismo de "Happiness", verdadeiro marco no cinema dos anos 90.

That Evening Sun (2009)

Realizado por: Scott Teems
País: EUA

Abner Meecham, de 80 anos, foge de um lar de idosos rumo à sua quinta no Tennessee. À chegada, fica surpreso por saber que o seu filho alugou a vivenda a Lonzo Choat (um alcoólico com má reputação) e respectiva família. Sem transporte para o levar de volta, Abner instala-se num velho anexo da casa, entrando em disputa (tanto com o novo inquilino, como com seu próprio filho), pela recuperação da sua quinta. Para isso vai contar apenas com o apoio de um velho vizinho e com a simpatia da maltratada filha do seu inimigo. Destaque para a excelente interpretação de Hal Halbrook.

Che (2008)

Realizado por: Steven Soderbergh
País: EUA

Filme com 262 minutos de duração, sobre a vida política do revolucionário Che Guevara. Dividido em dois filmes mais pequenos com os títulos "Che: o argentino" e "Che: guerrilha", dá-nos uma ideia acerca do papel político-revolucionário que Che teve durante os anos da revolução cubana e as razões que o levaram a ser um dos ícones mais populares da história. Sem grande brilhantismo ou encanto, o filme vale essencialmente pela informação precisa que nos proporciona, ajudando-nos a compreender melhor a época de então.

The Father Of My Children (2009)

Realizado por: Mia Hansen-Love
País: França

Gregoire Canvel tem tudo para ser feliz. Tem o seu trabalho de sonho (produtor de cinema), tem uma mulher que ama e três lindas filhas. No entanto, ao aperceber-se que se encontra enterrado em dívidas até ao pescoço, ao ponto dos bancos recusarem mais financiamento para os seus filmes, depressa entra em depressão, acabando por cometer suicídio. A sua família sem ter conhecimento da situação financeira em que se encontra, terá forçosamente de mudar de vida.
Filme realista e bem pensado, apesar de se focar em demasia nos projectos de Gregoire e nos seus imbróglios financeiros.

Troubled Water (2009)

Realizado por: Erik Poppe
País: Noruega

Um jovem é libertado da prisão, após ter sido acusado de matar o seu irmão mais novo em circunstâncias que nunca foram bem apuradas. Procurando uma nova oportunidade na vida, consegue trabalho como organista na igreja da sua cidade natal. Tudo irá complicar-se quando a sua mãe descobre que ele se encontra à solta na cidade. À medida que nos vai sendo revelada a verdade sobre o que se passou, o filme torna-se um tanto ou quanto previsível, conseguindo no entanto criar algum impacto a nível emotivo.

Winter in Wartime (2009)

Realizado por: Martin Koolhoven
País: Holanda

Durante a Segunda Grande Guerra, um jovem holandês de 14 anos vê-se envolvido na Resistência, após ajudar um piloto britânico ferido, a escapar aos nazis. Após o assassinato do seu pai, prefeito da pequena cidade holandesa em que habitam, este jovem vai contar com o apoio de um tio que se encontra de visita.
Apesar das (relativas) surpresas no final e de ser um filme muito popular no seu país de origem, não me despertou grande interesse.

The Misfortunates (2009)

Realizado por: Felix Von Groeningen
País: Bélgica

Gunther, um jovem de 13 anos, vive com a sua avó, o seu pai e três tios. Todos estes homens da sua família encontram-se corrompidos pelo álcool, pela ociosidade e ocasionalmente pela violência. Vivendo num ambiente degradado, Gunther, em certa altura da sua vida, decide afastar-se da família para tentar seguir outro rumo. Apresentado em tom de comédia, o filme funciona, merecendo a menção especial no Festival de Cannes.

Involuntary (2008)

Realizado por: Ruben Ostlund
País: Suécia

Cinco histórias em paralelo são apresentadas através de diversas personagens (adolescentes e adultos). Um olhar mais ao pormenor sobre comportamentos fora do normal, mostra-nos que as "liberdades" de cada um, quando não enquadradas nas normas da sociedade em que vivemos, têm as suas consequências. No fundo trata-se de um filme contemporâneo, sobre o "passar dos limites", retratando não apenas o que se passa na sociedade sueca, mas também um pouco por toda a parte.
Filme galardoado nos Festivais de Estocolmo, Mar del Plata, Bruxelas, Geneva, Milão e Miami.

The Messenger (2009)

Realizado por: Oren Moverman
País: EUA

O sargento Will Montgomery (Ben Foster) regressa a casa após ser ferido na guerra do Iraque. Após a sua recuperação é inserido na Divisão de Notificação de Falecimentos, sendo incumbido da ingrata missão de informar pessoalmente as famílias dos soldados que foram mortos em combate. Apesar de instruído pelo capitão Tony Stone (Woody Harrelson) para não se deixar levar pelos sentimentos, Will acabará por apaixonar-se por uma das viúvas.