Fair Game (2010)

Realizado por: Doug Liman
País: EUA

Recorrendo a factos verídicos, este filme denuncia a hipocrisia da política de guerra assumida pela administração Bush. Valerie Plame, vê a sua vida do avesso quando o seu nome é revelado como agente da CIA, após uma fuga de informação propositada do governo americano, logo após o seu marido ter criticado o sistema e ter desmentido informações que favoreciam o uso da força nos países do Médio Oriente. Sem o arrebatamento de "Bourne Identity", Doug Liman apresenta-nos um tema interessante num filme regular.

Source Code (2010)

Realizado por: Duncan Jones
País: EUA

Um soldado é enviado para o passado, através de um código base, para descobrir a identidade de um bombista, responsável por centenas de mortes numa explosão de um comboio. Para levar a cabo a sua missão, este homem tem diversas tentativas de regressão, cada uma com exactamente 8 minutos, onde assumirá a identidade de outro passageiro do comboio. Após errar inúmeras vezes, o soldado acaba por cumprir a missão, mas irá descobrir algo doloroso acerca de si próprio. Um filme em estado de graça mas que não me surpreendeu em demasia.

Aurora (2010)

Realizado por: Cristi Puiu
País: Roménia

"Aurora", cujo título foi posto em virtude do protagonista sofrer de insónias, é o novo filme do romeno Puiu, autor do célebre "the death of mr. lazarescu" de 2005. Lento e metódico, este filme dá-nos a conhecer durante 3 horas, a angustia e loucura de um homem comum, que após separar-se da sua mulher, comete quatro homicídios, três deles premeditados.
Extremamente interessante de assistir, o realismo evidente e a opção de manter mistério em relação aos acontecimentos que se vão passando, garantem o seu sucesso.

O Estranho Caso de Angélica (2010)

Realizado por: Manoel de Oliveira
País: Portugal

Oliveira regressa à realização, um ano após o simpático "singularidades de uma rapariga loira". Desta feita, apresenta-nos uma história de assombração, passada nos anos 50. Um fotógrafo fica completamente perturbado quando é chamado a uma quinta para fotografar uma jovem mulher recentemente falecida. O ambiente criado é espantoso, numa espécie de gótico fantasmagórico, que concede ao filme um charme especial e aguça o interesse pelo desenvolvimento da acção.

The Four Times (2010)

Realizado por: Michelangelo Frammartino
País: Itália

Um olhar bem contemplativo (ao ponto de não existir qualquer diálogo), sobre a vida nas cadeias montanhosas da Calábria, no Sul de Itália. As "quatro voltas" representam ciclos de vida e de morte que se repetem sob diversas formas (humana, animal, vegetal e mineral). Com o passar dos anos, não se vislumbram grandes progressos na aldeia e tudo se mantém inalterado, apenas mudando os intervenientes. Uma estranha abordagem na relação entre espírito, homem e natureza. Um filme a ser contemplado...

The First Day of the Rest of Your Life (2008)

Realizado por: Remi Bezançon
País: França

Um filme que foca cinco dias chave na vida de uma família francesa de classe média baixa, distribuídos por 12 anos. A história decorre num fluxo consistente, apesar da separação temporal dos acontecimentos apresentados. Agradável e divertida, esta terceira longa metragem de Bezançon, caracteriza-se por possuir um ar solto e despreocupado na apresentação das ideias, mas não descurando os momentos sensíveis e humanos. Com boas interpretações em geral e estruturado de forma envolvente, consegue captar a atenção sem cair no sentimentalismo barato dos dramas ou no histerismo estúpido de certas comédias.

Gigante (2009)

Realizado por: Adrián Biniez
País: Uruguai

Um segurança de um super-mercado começa a interessar-se por uma empregada da limpeza. Tímido por natureza, acaba por ficar obsessivo pela rapariga, perseguindo-a por toda a cidade e tentando obter o máximo de informação sobre esta. O filme é um prólogo para uma história de amor que nunca chegamos a confirmar. Apesar de que poderia ser bem melhor em determinados aspectos, temos de dar-lhe mérito na realização e no argumento, levando em conta que é uma obra de estreia. Filme do circuito independente, vencedor do grande prémio do júri no Festival de Berlim.

Public Enemies (2009)

Realizado por: Michael Mann
País: EUA

Novo filme de Michael Mann, que conta com excelentes trabalhos no seu currículo, tais como: "heat", "the last of the mohicans", "ali" ou "the insider". O novo agente do FBI, Melvin Purvis (Christian Bale), é destacado para tentar capturar os famosos gangsters assaltantes de bancos, John Dillinger, Baby Face Nelson, Pretty Boy Floyd, entre outros. Apesar do esforço para manter a aparência de uma organização honesta, as tácticas usadas para tentar capturar os criminosos não serão as mais apropriadas. O filme foca-se ainda na vida pessoal de John Dillinger, aqui muito bem interpretado por Johnny Depp. Acção,crime e romance, em mais um bom filme do género.

Tales From the Golden Age (2009)

Realizado por: Cristian Mungiu e outros
País: Roménia

Cinco lendas sobre a Roménia comunista, referentes aos últimos quinze anos do regime de Ceausescu, são aqui representadas por cinco realizadores diferentes, sendo o mais mediático Cristian Mungiu ("4 months, 3 weeks and 2 days" - filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2007). Propositadamente exageradas, estas histórias não se encontram todas ao mesmo nível, dando no entanto o ênfase desejado à corrupção e ao ambiente de mentira que se vivia naquela época, denominada de "idade do ouro" pela propaganda do regime.

Red Riding Trilogy (2009)

Realizado por: Julian Jarrold/James Marsh/Anand Tucker
País: Reino Unido
Trilogia sobre vários assassinatos ocorridos na cidade de Yorkshire e a alta corrupção envolvendo a polícia desta cidade britânica. Três filmes que apesar de estarem relacionados, têm as suas características próprias, muito por culpa dos diferentes realizadores que se encarregaram de exprimir à sua maneira os acontecimentos referentes aos anos de 1974, 1980 e 1983. Sendo por vezes complexos na abordagem, são no entanto suficientemente fortes e possuem uma atmosfera "negra" muito peculiar, onde os crimes em si não são os principais objectos de análise, mas sim o ambiente de ganância e maldade em que vivem os responsáveis da cidade.

Of Gods And Men (2010)

Realizado por: Xavier Beauvois
País: França

Um grupo de monges trapistas sediados numa pobre e remota cidade argelina, terão de decidir se partem ou se ficam naquele país, após serem ameaçados por um grupo terrorista islâmico. Apesar da sua devoção, o medo e a insegurança, irão levantar múltiplas questões complexas acerca da sua fé e do estar ou não preparado para enfrentar a morte. Uma provocadora aventura espiritual, onde a liberdade destes monges, conquistada através da fé, debate-se permanentemente com as dúvidas e emoções resultantes do facto de serem humanos. Um filme rico, magnificamente filmado e que sem dúvida, está entre os melhores de 2010.

Waste Land (2010)

Realizado por: Lucy Walker
País: Brasil, Reino Unido

Mais um documentário de qualidade, desta feita sobre os denominados "catadores" de materiais recicláveis de Jardim Gramacho no Brasil, considerada a maior lixeira do mundo. O artista Vik Muniz, dá uma oportunidade aos trabalhadores deste local para fazerem parte de um projecto artístico, onde os lucros das vendas reverterão para a associação de catadores local. Um meio de sobrevivência para muitas pessoas miseráveis mas orgulhosas e conscientes da sua importância para a sociedade. Prémios nos Festivais de Berlim, São Paulo e Sundance, além da nomeação da Academia para melhor documentário.

The Andromeda Strain (2008)

Realizado por: Mikael Salomon
País: EUA

Feito em duas partes distintas de 1 hora e meia cada uma, trata-se de um "remake" para televisão do clássico sci-fi de 1971, com o mesmo nome e realizado por Robert Wise. Um satélite da NASA cai em pleno Utah e ao ser aberto para averiguação, espalha um vírus mortal que se supõe ser de origem alienígena. Um grupo de cientistas vão fechar-se num laboratório de alta segurança para tentar descobrir mais pormenores sobre o fenómeno. Sem acrescentar nada de novo ao original, a não ser uns floreados sem importância, apenas entretém, sem nunca conseguir passar a um nível superior.

Farewell (2009)

Realizado por: Christian Carion
País: França

Baseado em factos reais, este filme de espionagem retrata um período da vida de Pierre Froment, um engenheiro que se encontrava a trabalhar na Rússia na época da Guerra Fria, e que sem esperar, passa a ser um espião francês. Vale sobretudo por dar a conhecer este caso, apelidado de "Caso Farewell", pois o filme não transmite grande emoção ou entusiasmo, o que a certa altura faz com que o encaremos com uma certa indiferença. O filme foca o lado mais humano dos espiões, homens dedicados à família e com vidas aparentemente "normais". Emir Kusturika encarna a personagem baseada em Vladimir Vetrov, o informador que trabalhava para a KGB.

Paris (2008)

Realizado por: Cédric Klapisch
País: França

Um curioso cruzamento entre diversas personagens que habitam a cidade de Paris. A narrativa vai passando alternadamente pela vida destas pessoas, permitindo-nos conhecer os seus carácteres, problemas e alegrias. Apesar de ter alcançado o sucesso imediato com "L'auberge Espagnole"(2002) e depois com "Russian Dolls"(2006), considero este "Paris" o filme mais maduro e interessante de Klapisch, com um enredo envolvente e romântico, e simultâneamente divertido e triste.

Inside Job (2010)

Realizado por: Charles Ferguson
País: EUA
Um documentário que considero obrigatório, por dar a conhecer de forma clara, os motivos que levaram à crise financeira actual. O filme é de tal forma envolvente e revoltante, que no final fica-se com um grande "amargo de boca", só de pensar que os responsáveis por tudo isto, continuam a ocupar altos cargos governamentais ou são figuras centrais em grandes empresas de consultoria financeira. Provou-se existir corrupção ao mais alto nível, desregulamentação propositada em certas áreas sensíveis para benefício próprio e o que é mais curioso, é que nenhum destes homens foi parar à cadeia! Mais uma vez e como sempre...quem se lixa é o "zé povinho". Não percam!!!!

RocknRolla (2008)

Realizado por: Guy Ritchie
País: Reino Unido

Os filmes de Ritchie ficaram conhecidos pelo movimento constante da acção, falcatruas, acertos de contas e tráfico. Mas neste caso concreto, o filme não desperta grande interesse e o argumento cai na banalidade. O que parecia prometedor no início, acaba por desiludir após a primeira metade, com situações um pouco forçadas e por vezes roçando o ridículo. Propositado ou não, o que é certo é que o filme perde gás, não conseguindo estar ao nível dos trabalhos anteriores de Ritchie, verdadeiros clássicos do crime, os quais aconselho vivamente: "Lock, Stock and Two Smoking Barrels" de 1998 e "Snatch" de 2000.

Kaboom (2010)

Realizado por: Gregg Araki
País: EUA
Smith tenta desesperadamente encontrar a sua orientação sexual. Com um fraquinho por Thor, seu companheiro de quarto, que apesar de ser heterossexual mostra alguns indícios do contrário, Smith não vai ter sorte. Mas vai aventurar-se sexualmente com London (uma amiga recente), com Hunter (um relacionamento do acaso) e vai receber propostas de Oliver (um colega de faculdade). Por sua vez, Stella, a sua melhor amiga encontra-se com problemas na sua relação com uma jovem obsessiva e conhecida pelos seus poderes de feitiçaria. Todas estas personagens estão ligadas directa ou indirectamente a uma seita que ameaça o mundo. Concluindo: uma perfeita fantochada a evitar a todo o custo!!!

In a Better World (2010)

Realizado por: Susanne Bier
País: Dinamarca

Vencedor do Oscar para melhor filme estrangeiro, esta obra mostra-nos como as pessoas, independentemente de serem crianças ou adultos, reagem de forma diferenciada à frustração, raiva e injustiça a que poderão ser sujeitas. Duas famílias vão cruzar-se após dois jovens amigos decidirem fazer justiça com as suas próprias mãos em duas situações distintas. Primeiro na escola, após serem vítimas de bullying, e depois em relação a um proprietário de uma oficina automóvel, agressor do pai de um deles. Susanne Bier reforça a sua qualidade, após os também muito interessantes "after the wedding"(2006), "brothers"(2004) e "open hearts"(2002).

Confessions (2010)

Realizado por: Tetsuya Nakashima
País: Japão

Trata-se de um filme com uma certa complexidade e que nos desafia de alguma maneira. Uma professora planeia vingar-se de dois dos seus alunos, após estes terem assassinado a sua filha. Com uma atmosfera negra e depressiva, o filme assombra-nos com a sua frieza. A magnífica realização de Nakashima ("Memories of Matsuko"), roça o art-house e mesmo as cenas mais gore não caem em exagero, dando mais ênfase à componente psicológica dos intervenientes. Melhor filme, realizador e argumento atribuídos pela Academia Japonesa.