When We Leave (2010)

Realizado por: Feo Aladag
País: Alemanha
Umay é uma alemã de origem turca que após casar, vive em Instambul com o marido e o filho. Extremamente infeliz com o seu casamento, decide partir com o filho para Berlim, onde se encontram os seus pais e irmãos, a fim de trabalhar e levar uma vida independente. Esta situação não é bem aceite no seio de uma família demasiado rígida nos seus princípios conservadores característicos da religião muçulmana. Umay terá então de sair de casa para viver sozinha, sendo completamente negligenciada pela família. No entanto, a sua luta e persistência irão continuar para que volte a ser aceite. Um filme poderoso e corajoso que denuncia os excessos resultantes do fanatismo de uma religião severa.

White Material (2009)

Realizado por: Claire Denis
País: França

Mais uma magnífica interpretação de Isabelle Huppert, desta feita dando corpo a Maria Vidal, a responsável por uma plantação de café numa ex-colónia francesa em África. Com o país envolto num conflito social e racial, Maria recusa-se a abandonar o seu trabalho, contrariando o seu marido e as autoridades locais que a aconselham a abandonar rapidamente o país. O acaso vai fazer com que venha a ter contacto com um herói rebelde envolvido no tumulto, pondo em perigo a sua vida e a dos seus familiares. Depois de "38 shots of rum" de 2008, Claire Denis mostra estar em forma, sendo uma realizadora a não perder de vista.

Black Swan (2010)

Realizado por: Darren Aronofsky
País: EUA
Aronofsky é um realizador que já nos habituou a grandes filmes e excelentes argumentos. "Pi", "Requiem for a Dream", "The Fountain" e o aclamado "The Wrestler", assim o comprovam. Desta feita, inspirado pela peça "Swan Lake" de Tchaikovsky, dá-nos a conhecer a mente tortuosa de uma bailarina (Nina), que sendo pura e obediente, apenas consegue dançar com nível a parte do cisne branco. Cada vez mais pressionada pelo director da peça e em casa (onde mantém uma estranha relação com a sua mãe), Nina vai transformar-se lentamente para conseguir dançar a parte do cisne negro. Será esta transformação real ou estará tudo na sua cabeça? Filme absorvente e de uma intensidade estonteante.

Get Low (2009)

Realizado por: Aaron Schneider
País: EUA

Filme baseado na lenda de Felix Bush, um eremita do Tennessee dos anos 30, conhecido por inúmeras histórias terríveis que por mais de 40 anos se contaram sobre ele. Após receber a notícia da morte de outro eremita, Bush decide dar uma festa funerária enquanto vivo. O objectivo é contar a sua verdadeira história para limpar o seu nome e poder morrer em paz. As interpretações de Robert Duvall e Bill Murray conseguem segurar o filme, que decai na parte final (com a revelação do segredo de Bush), não conseguindo manter o nível apresentado até então. Contudo, estamos perante um filme digno de ser visto, onde o humor negro também marca presença.

Hideaway (2009)

Realizado por: François Ozon
País: França
François Ozon, o realizador parisiense de 43 anos e autor de algumas obras bem marcantes ("under the sand", "8 women" ou "swimming pool"), lançou em 2009 este "hideaway" com Isabelle Carré no principal papel. Carré interpreta o papel de uma jovem (Mousse), que vive num luxuoso apartamento com o namorado (Louis), sendo ambos toxicodependentes. Após a morte de Louis devido a overdose, Mousse descobre estar grávida, isolando-se numa casa de praia para recuperação. Ao receber a visita inesperada do irmão de Louis (Paul), vai surgir uma química entre ambos, mesmo sendo este homossexual. Um filme sobre decisões e emoções, não muito conseguido e deixando uma sensação de insatisfação no final.

Kinatay (2009)

Realizado por: Brillante Mendoza
País: Filipinas
Brutalmente violento, psicologicamente perturbador e com uma ambiência assustadora, "kinatay" mostra-nos o "baptismo" de um jovem no mundo do crime, envolvendo-se quase acidentalmente com um gang nas Filipinas. O filme-choque do último Festival de Cannes (vencedor do prémio para melhor realizador), é amado por uns e odiado por outros, devido às cenas que contém. Peping, um jovem de 20 anos, recém-casado e com um filho, ao aceitar realizar um trabalho para um amigo pertencente a um gang, vê-se envolvido num acerto de contas com uma prostituta que se encontra em dívida. As imagens são impressionantes, mas não será esta a realidade dos gangs nas Filipinas?

The Time That Remains (2009)

Realizado por: Elia Suleiman
País: Reino Unido/França/outros
O palestiniano Elia Suleiman regressa com mais um filme onde apresenta a sua própria história, da sua família e dos seus vizinhos, após a invasão da sua cidade natal por parte dos israelitas. As repetições constantes de certas situações ao longo do filme, mostram a paragem no tempo de uma cidade que não consegue evoluir, vivendo os seus habitantes, uma vida monótona e precária. Por incrível que pareça, além de expor a situação vivida na altura e de certa forma analisar as suas próprias acções, Suleiman ainda consegue fazer algum humor por entre temas tão delicados como a pobreza, o aprisionamento, a violência e a falta de esperança...

Nothing But The Truth (2008)

Realizado por: Rod Lurie
País: EUA
Rachel Armstrong é uma jornalista americana que trabalha para um dos jornais mais importantes de Washington. Ao revelar a identidade de uma agente da CIA envolvida num escândalo diplomático na Venezuela, enfrentará uma pena de prisão por recusar-se a revelar a sua fonte. Com a pressão exercida por parte do procurador público designado pelo governo, Rachel manterá a sua posição de salvaguardar a ética profissional, levando mesmo à destruição completa da sua vida familiar e profissional. Durante todo o filme perguntamos: quem tenta Rachel proteger? Argumento sólido, excelentes interpretações e um final surpreendente, fazem deste filme uma agradável surpresa.

Katalin Varga (2009)

Realização: Peter Strickland
País: Roménia

Katalin vive numa aldeia dos Cárpatos, com o marido e o filho. Após se espalhar a notícia que o seu filho é bastardo, Katalin é obrigada a abandonar a aldeia. Acompanhada pelo filho, vai iniciar uma viagem de carroça em busca do verdadeiro pai da criança, um homem que a violou há 11 anos atrás. Com a ideia fixa de vingança, nem tudo vai correr pelo melhor. Apesar do argumento não ser mau, este é um filme que não chega a "aquecer", além de que não consegui criar uma verdadeira empatia com a personagem principal ao longo dos 82 minutos da sua duração.




Dear Zachary: a letter to a son about his father (2008)

Realizado por: Kurt Kuenne
País: EUA
O realizador Kurt Kuenne decide contar a história real de um amigo de infância, assassinado pela sua ex-namorada (uma médica canadiana e psicopata), quando esta se encontrava grávida. Após o nascimento da criança, os seus avós vão lutar pela sua custódia, mas o caso complica-se nos tribunais, com decisões controversas que posteriormente levarão a mais uma tragédia irreparável. Recorrendo tanto a imagens de vídeo como a fotografias que possuía em arquivo, gravações audio de telefonemas e algumas entrevistas, Kuenne apresenta-nos um documentário devastador e de uma força emocional enorme, que põe em causa o sistema judicial canadiano.

Gainsbourg (2010)

Realizado por: Joann Sfar
País: França

Filme sobre a vida do cantor e provocador francês Serge Gainsbourg. Com uma infância dividida entre a pintura e a música, Gainsbourg viria a alcançar o sucesso já em adulto como cantor e compositor popular. Sendo uma personagem controversa, ficam para a história os seus relacionamentos com algumas mulheres célebres, casos de Brigitte Bardot e Jane Birkin (com quem foi casado), antes de passar por alguns problemas de álcool. A história da sua vida, apesar de interessante, é-nos aqui apresentada como uma tragi-comédia, por vezes recorrendo à animação, e de forma pouco profunda.

Tulpan (2008)

Realizado por: Sergei Dvortsevoy
País: Cazaquistão

Após ter cumprido serviço militar, Asa regressa à estepe, nos confins do Cazaquistão. Pertencendo a uma família nómada, Asa terá de arranjar uma noiva antes de voltar a ser pastor. A escolha, e única possível, uma vez que as raparigas novas não abundam na aldeia, é Tulpan, filha de outro casal de pastores de uma localidade vizinha. O problema é que esta mostra desagrado em casar com Asa, deviso às suas grandes orelhas. Comédia atípica, de argumento simples e com boas doses de originalidade.

Animal Kingdom (2010)

Realizado por: David Michod
País: Austrália

Josh é um jovem de 17 anos que fica a viver sozinho, após a morte da sua mãe por overdose de heroína. Ao pedir para ir viver com a avó, vai conhecer os seus quatro tios, que vivem de negócios obscuros (roubo e tráfico de droga). Esta é a base para uma história violenta sobre o crime organizado (envolvendo a polícia), sobre a influência do meio onde vivemos nos nossos actos e sobre a vingança e a justiça à margem da lei. Trata-se em suma, de um belo e atmosférico filme de acção. Grande prémio do júri no festival de Sundance e nomeação para os Globos de Ouro.

Scott Pilgrim vs. The World (2010)

Realizado por: Edgar Wright
País: EUA

Do realizador das hilariantes comédias "shaun of the dead" e "hot fuzz", chega-nos este filme imensamente badalado no ano transacto. Não estando ao nível dos filmes anteriormente mencionados, trata-se de mais uma comédia sobre um adolescente (Scott Pilgrim), os seus dilemas e aventuras amorosas e as lutas que terá de travar com os ex-namorados da sua nova amada (Ramona Flowers). Ideal para um bom momento de distracção e descontracção, está no entanto longe do brilhantismo que lhe atribuem...

The Last Summer of La Boyita (2009)

Realizado por: Julia Solomonoff
País: Argentina
Jorgelina é uma jovem menina, nascida na cidade. Ao decidir passar o Verão com o seu pai num rancho de família no campo, vai reencontrar Mario, um adolescente que lá trabalha com a sua família e que tem como paixão as corridas de cavalos. A amizade de longa data entre os dois jovens é evidente, mas Mario encontra-se a passar por algumas mudanças inesperadas, tanto na sua fisionomia como no seu metabolismo. Ao desabafar com a amiga e ao ser observado pelo pai desta (médico da aldeia), concluímos que Mário é hermafrodita. Filme competente e ao mesmo nível de outro filme argentino de 2007 sobre o mesmo tema, "XXY" de Lucia Puenzo.

Zombieland (2009)

Realizado por: Ruben Fleischer
País: EUA
Quando os zombies tomam a América no início do sec.XXI, contam-se pelos dedos os que não estão contaminados. O medroso Columbus é um jovem que teve essa sorte, pois segue à risca as suas trinta "regras" de sobrevivência. Ao dirigir-se para o Ohio, a sua terra natal, a fim de ver se os seus pais estão vivos, vai fazer amizade com outros três sobreviventes do flagelo. Até chegam a matar o famoso actor Bill Murray(interpretado pelo próprio) na sua mansão...após uma brincadeira de mau gosto. Comédia americana com alguns bons momentos, mas não tão bem conseguida como "Shaun of the Dead"(2004) de Edgar Wright, o seu "semelhante" britânico.

Honey (2010)

Realizado por: Samih Kaplanoglu
País: Turquia
"Honey" é um filme muito difícil de "encaixar" à primeira. Vencedor do último Festival de Berlim, conta a história de Yusuf, um miúdo solitário e com problemas de aprendizagem e de integração na escola. O seu melhor amigo é o seu pai, a única pessoa com quem consegue ter uma conversa. Este sustenta a família colhendo o mel que se encontra nas altas árvores da floresta. A tristeza e a ansiedade irão tomar conta de Yusuf, quando o pai não regressa da sua última colheita e mais tarde é encontrado morto. Depois de muito digerir, cheguei à conclusão que este filme lânguido e triste, com um final arrepiante, possui uma estranha beleza, na forma e nos pormenores que nos são apresentados.

Unstoppable (2009)

Realizado por: Tony Scott
País: EUA

Típica história de acção, bem ao jeito do realizador Tony Scott ("Homem em Fúria"; "Amor à Queima-Roupa"; "Jogo de Espiões"). Um comboio encontra-se desgovernado, circulando a alta velocidade numa cidade americana, transportando materiais perigosos. Com o perigo iminente de descarrilamento, dois funcionários da companhia ferroviária tomam a iniciativa de tentar parar esta ameaça. Acção e alguma adrenalina fazem parte de um argumento banal, previsível e sem nada de novo no seu desenvolvimento.

Last Train Home (2009)

Realizado por: Lixin Fan
País: China
Na passagem para o novo ano, uma família embarca numa habitual viagem de regresso a casa, após um ano a trabalhar numa fábrica numa província chinesa distante. Nessa altura do ano, milhões de camponeses tentam regressar a casa por intermédio de comboio, tendo de lidar com os preços altíssimos dos bilhetes e a enchente que se verifica nas estações e nos transportes. Documentário que espelha o sofrimento por que estes trabalhadores passam para que a China venha a prosperar e se torne numa nova super potência. Mostra também a luta e o esforço despendido pelos casais que migram para que os seus filhos possam estudar e ter uma vida melhor, situação esta que nem sempre se verifica.