Mid-August Lunch (2008)

Realizado por: Gianni Di Gregorio
País: Itália

Gianni é um homem de meia idade que vive com a sua velha mãe. Com dificuldades financeiras, passa a maioria do seu tempo em casa, tendo como única distracção alguns momentos na taberna. O quotidiano de Gianni vai subitamente transformar-se quando o proprietário do apartamento em que habita e o seu médico de família, em troca de favores, pedem-lhe para ficar com as suas mães, durante o feriado de Ferragosto (celebrado em Itália a 15 de Agosto). Aqui, verificamos que o cinema simples e leve, quando bem feito, também tem o seu lugar.

The Wind Journeys (2009)

Realizado por: Ciro Guerra
País: Colômbia

Após a morte da sua mulher, um homem decide fazer uma longa viagem pelo norte da Colômbia, com o objectivo de devolver um acordeão ao seu antigo mestre. Para isso, vai contar com a companhia de um jovem aprendiz que se disponibiliza para acompanha-lo nesta missão. Durante o percurso irão passar por diversas aventuras e cruzar-se com diversas personagens.
Vencedor de diversos prémios internacionais (Cannes, Bogotá, Cartagena e Santa Bárbara), trata-se de um filme diferente, interessantíssimo e com uma magnífica cinematografia.

Valhalla Rising (2009)

Realizado por: Nicolas Winding Refn
País: Reino Unido

Filme atmosférico e sombrio sobre um guerreiro mudo da era AC, aprisionado por um clã pagão dos Países Nórdicos. Este feroz guerreiro de um só olho (em alusão a Odin), vai conseguir libertar-se e juntar-se a um grupo de cristãos na busca da Terra Sagrada. Possuindo o dom da previsão do futuro através de recorrentes visões, consegue comunicar através de telepatia com um miúdo escravo que o segue. Após uma viagem de barco atribulada, chegam à terra prometida, mas o local não reserva nada de bom para os visitantes. Uma amarga aventura...

Police, Adjective (2009)

Realizado por: Corneliu Porumboiu
País: Roménia

Um polícia recusa-se a prender um jovem que tem por hábito oferecer droga aos amigos. Destacado para perseguir o suspeito, vê-se num dilema, por achar que o consumo de drogas leves deveria ser legalizado no país. Após receber do seu chefe uma autentica lição sobre ética policial, irá mudar de ideias e planear a melhor estratégia para prender o infractor.
Num estilo de câmara fixa e a um ritmo lento e contemplativo, trata-se duma comédia que visa atingir o sistema policial na Roménia.

Brothers (2009)

Realizado por: Jim Sheridan
País: EUA

Sam e Tommy Cahill são irmãos. O primeiro é capitão no exército, pai de dois filhos e marido dedicado, enquanto que o segundo acaba de sair da prisão. Na sequência de uma missão no Afeganistão, Sam é capturado. Após vários meses desaparecido, é dado como morto. Tommy vai então dar apoio à cunhada, envolvendo-se com esta numa relação mais intensa do que seria desejado. É nesse momento que o irmão desaparecido regressa, provocando transformações em todos os envolvidos. Versão americana do filme dinamarquês de 2004, com o mesmo nome e realizado por Susanne Bier, não acrescentando nada de novo à versão original.

Salt (2010)

Realizado por: Phillip Noyce
País: EUA

Com um argumento deveras interessante, surge-nos a história de Evelyn Salt, uma agente da CIA que se põe em fuga quando é acusada de ser uma espia russa. O objectivo desta espia seria destruir os EUA no famoso "dia X"(planeado desde os anos da guerra fria), com a ajuda de outros infiltrados. O interesse em descobrir a verdadeira identidade de Salt, cai subitamente na desmotivação gerada pelos exagerados e desnecessários planos de acção, de fazer inveja a qualquer super-herói de banda desenhada ou ao "velhinho" James Bond.

The Song of Sparrows (2009)

Realizado por: Majid Majidi
País: Irão
Karim é um criador de avestruzes que leva uma vida simples e honesta numa pequena cidade do campo. Quando uma avestruz foge da quinta onde trabalha, Karim é culpabilizado e despedido. Ao deslocar-se a Teerão para consertar o aparelho auditivo da filha, vai acidentalmente ser confundido com um dos motoristas de moto-taxi da cidade, o que possibilitará o ganho de algum dinheiro para levar para casa. A partir dessa altura vai aventurar-se por diversos trabalhos na capital iraniana, mas aos poucos vai ficando corrompido pelo ambiente desumano da cidade, perdendo a honestidade e o bom coração que antes possuía.


Green Zone (2010)

Realizado por: Paul Greengrass
País: EUA

Realizado por um especialista em filmes de acção ("bloody sunday", "united 93", "bourne supremacy" e "bourne ultimatum"), chega-nos mais um filme sobre a guerra no Iraque. Contando novamente com o actor Matt Damon, o filme recria a controversa busca por armas de destruição maciça em Bagdad, realizada pelo exército americano em 2003, na sequência de diversas informações falsas. Sem comprometer, fica uns furos abaixo dos seus anteriores trabalhos, apesar da coragem evidenciada por dar a conhecer toda a verdade sobre o assunto.

Lion's Den (2009)

Realizado por: Pablo Trapero
País: Argentina

Uma estudante universitária, grávida de dois meses, é enviada para uma prisão especial, após ter sido acusada de matar o seu namorado. O filme conta-nos a sua luta para criar o filho num ambiente hostil e a tentativa desesperada de mantê-lo junto a si, após a criança ter-lhe sido retirada pela avó.
Com algumas falhas ao nível do argumento, não deixa no entanto de prender o espectador até ao final.

Everlasting Moments (2008)

Realizado por: Jan Troell
País: Suécia

O filme aborda os dias difíceis de Maria Larsson no início do século XX, uma das primeiras fotógrafas a serem reconhecidas. Após ganhar uma câmara fotográfica numa lotaria e apesar de possuir um dom para apanhar as realidades do mundo através desta, Maria não vai ter uma vida facilitada ao ter de lidar com o seu marido alcoólico, infiel e violento, seis filhos para criar e ainda uma paixão por um fotógrafo de estúdio. Com bom gosto e requinte, é mais um belíssimo filme de Jan Troell, para juntar à obra-prima "The Emigrants"(1971).

Karamazovi (2008)

Realizado por: Petr Zelenka
País: Republica Checa

Um grupo de teatro de Praga vai actuar na Polónia. O local de ensaio será uma velha siderurgia e a peça a apresentar é baseada na obra "Os Irmão Karamazov" de Dostoievsky. O filme na sua maioria foca a preparação dos actores, sendo que os ensaios da peça misturam-se com pequenos fragmentos de realidade. Um velho trabalhador da siderurgia encontra-se fascinado pelos ensaios, sendo alvo de atenção por recusar-se a abandonar o local após saber da morte do filho. Este facto vai gerar duvidas se este homem não será também alguém contratado pela gerência com a finalidade de controlar os actores.

Bronson (2008)

Realizado por: Nicolas Winding Refn
País: Reino Unido

Baseado em factos reais, "Bronson" conta a história de Michael Petersen, o prisioneiro mais popular e perigoso de Inglaterra. Passando 34 anos na cadeia, 30 dos quais na solitária, era mais conhecido por Charles Bronson, em alusão ao famoso actor de filmes de acção. Almejando a popularidade, Bronson foi sempre uma dor de cabeça para os guardas das prisões por onde passou. Com tudo para ser bem sucedido, o filme deixa-se no entanto levar em tom de comédia por certos floreados artísticos que deixam a desejar.

Tony Manero (2008)

Realizado por: Pablo Larraín
País: Chile

Retrato de Raul, um sociopata obcecado com a personagem de Tony Manero, o dançarino do filme "Saturday Night Fever", protagonizado nos anos 70 por John Travolta. Com o objectivo de transformar-se no seu herói favorito, Raul será capaz de mentir, enganar e até matar qualquer um que se oponha às suas ideias fixas. Com boas doses de humor negro, saiu galardoado dos Festivais de Havana, Istambul, Roterdão e Varsóvia.


Four Nights With Anna (2008)

Realizado por: Jerzy Skolimowski
País: Polónia

Numa pequena cidade polaca, um homem vive uma estranha obsessão. Após ter presenciado à violação de uma vizinha, Leon decide segui-la de dia e de noite. A sua loucura chega ao ponto de entrar durante quatro noites consecutivas em casa desta mulher, onde fica a observa-la enquanto dorme ou a executar tarefas menores que passam despercebidas à proprietária. O tom escuro da fotografia é quase hipnótico e a tensão criada através dos silêncios, fazem-nos ficar ainda mais alerta. Amor ou obsessão? Voyeurismo ou algo mais sinistro? Sonho ou realidade? No final umas quantas perguntas deste género importunavam-me...

Three Monkeys (2008)

Realizado por: Nuri Bilge Ceylan
País: Turquia
Como é habitual neste realizador turco (melhor realizador no Festival de Cannes), este filme vive de um ambiente muito particular e contido, através do silêncio e do minimalismo na apresentação das ideias. É neste princípio que as suas anteriores obras (todas dignas de registo) se baseiam: para quê palavras quando as imagens falam por si?
Filme complexo e magnificamente filmado, baseia-se numa Teoria de Confúcio, ao contar-nos a história de uma família que opta por manter-se unida mas com graves problemas de comunicação. Fingindo não ouvir, ver ou falar sobre os problemas que os atormentam, vivem numa completa ilusão da realidade.

Adoration (2008)

Realizado por: Atom Egoyan
País: Canadá

Atom Egoyan já nos habituou a filmes com cariz político e/ou racial. Este não foge à regra e foca, mesmo de uma maneira indirecta, o terrorismo islâmico e os seus confrontos com o ocidente.
Uma série de coincidências vão levar um jovem a descobrir a verdade sobre o seu pai, um muçulmano acusado pelo seu sogro de ser um assassino. Com uma ambiência e uma banda sonora notáveis, o seu "calcanhar de Aquiles" é o argumento que, apesar de intrigante, não deixa grande marca no final...

Inception (2010)

Realizado por: Christopher Nolan
País: EUA
Cobb é um ladrão de informações que opera, não no mundo real mas no mundo dos sonhos, quando as mentes das suas vítimas encontram-se mais vulneráveis. Ao mesmo tempo que trabalha para uma empresa de espionagem, Cobb é um fugitivo, acusado de ter tido influência no suicídio da mulher.Ao aceitar um novo trabalho para uma corporação influente, em troca de poder voltar aos EUA para ver os seus filhos, vai ter tarefa arriscada ao tentar implantar uma ideia no cérebro de um empresário, em vez da habitual extracção da informação. Nolan mostra ser um dos melhores realizadores da actualidade ("memento", "dark knight", "prestige"). Um dos melhores filmes do ano.

Eastern Plays (2009)

Realizado por: Kamen Kalev
País: Bulgária

Dois irmãos tentam dar rumo às suas vidas. O mais velho luta contra a toxicodependência, enquanto o mais novo opta por fazer parte de um gang das ruas de Sófia, onde o racismo impera.
Uma noite, por coincidência, vão cruzar-se quando um grupo de turcos é atacado na rua. A partir desse momento, apesar de não poderem contar com a ajuda da família, vão apoiar-se um ao outro, tentando seguir pelo caminho certo.
Salienta-se a dedicatória feita pelo realizador ao actor Christo Christov, falecido logo após a rodagem deste filme.

The Ghost Writer (2010)

Realizado por: Roman Polanski
País: Reino Unido

Um escritor é contratado para colocar no papel as memórias de um antigo primeiro-ministro britânico, agora a viver nos EUA, vindo a descobrir certos segredos que irão colocar a sua vida em risco.Uma trama que envolve as torturas infligidas aos suspeitos de terrorismo na guerra do Iraque e o envolvimento da CIA. Empolgante e intrigante até final, trata-se de um thriller político como há muito não se via, um autêntico "film-noir" moderno. Vencedor do Urso de Prata para melhor realização no Festival de Berlim, mostra que Polanski apesar de todas as polémicas que o envolvem, não esqueceu de como se faz bom cinema.

Precious (2009)

Realizado por: Lee Daniels
País: EUA
Precious é uma adolescente obesa que leva uma vida difícil. Vítima de constantes abusos (físicos e psicológicos) por parte da mãe e de violações por parte do pai (de quem teve um filho), a sua vida vai ganhar novo rumo quando é transferida para uma escola alternativa. A partir daí, com ajuda psicológica, tentará encontrar uma forma de ultrapassar os seus traumas. Apesar do melodrama evidente, este filme não deixa de provocar inquietação, em parte pela intensidade e violência dos acontecimentos retratados da vida da personagem central. O filme contou com Oprah Winfrey como produtora executiva e foi nomeado para 6 Oscares da Academia.